Sinais de que seus pais podem precisar de apoio

Especialistas recomendam ter uma conversa aberta o mais cedo possível
Esta conversa deve ocorrer antes que as alterações físicas e cognitivas diminuam a capacidade de executar atividades do dia-a-dia sem assistência.
Infelizmente, este tipo de decisões é normalmente precipitado por algum evento ou acidente que exige uma solução diferente para o acompanhamento do idoso. É importante este assunto não ser um tabu e haver uma conversa, sem qualquer conotação negativa, mas que permita planear o futuro conciliando as suas necessidades e preferências do idoso.
É importante estar alerta para os sinais de que seus pais idosos podem precisar de apoio:
Esquecimento frequente
À medida que as pessoas envelhecem, as mudanças no cérebro tornam mais difícil lembrar das coisas. O esquecimento também é um sintoma de algumas condições médicas e psicológicas. É hora de conversar sobre cuidados com idosos quando o esquecimento de um dos pais começa a sair de controle, perder chaves é uma coisa, esquecer de desligar o fogão é outra. Se o esquecimento dos seus pais colocar sua segurança em risco, comece a explorar as opções de cuidados para idosos imediatamente.
Quedas recentes, lesões ou outros incidentes em casa
Nos Estados Unidos, mais de 3 milhões de adultos com 65 anos ou mais visitam anualmente as urgências hospitalares por lesões sofridas em quedas, sendo responsáveis por cerca de 800.000 hospitalizações. Se tem um pai idoso, fique atento a sinais de quedas recentes, como fraturas de ossos, hematomas e ferimentos na cabeça, ou se notar que os seus pais reduzem a sua atividade com medo de cair novamente.
Alguns problemas de saúde tornam os idosos ainda mais vulneráveis a quedas, incluindo deficiência de vitamina D, problemas de visão ou outros que causem perda de equilíbrio ou fraqueza na parte inferior do corpo. Preste muita atenção aos sinais de quedas se souber que o idoso tem uma dessas condições.
Contusões ou lesões inexplicáveis
As quedas não são a única causa de lesões em idosos. Os envenenamentos e queimaduras não intencionais são também uma causa de morte relevante em adultos com 65 anos ou mais. Quando visitar o seu ente querido, procure sinais visíveis de queimaduras, como pele vermelha, cicatrizes, bolhas e descamação da pele. Deve também ficar atento a dores abdominais, náuseas, dificuldade para respirar, vômito e outros possíveis sinais de eventual envenenamento não intencional.
Perda de peso súbita
As pessoas mais velhas tendem a precisar de menos calorias à medida que envelhecem devido à diminuição dos níveis de atividade física, mas a perda de peso repentina e visível pode ser motivo de preocupação. Se seu pai perder muito peso num curto período de tempo, pode ser um sinal de doença e deve ser acompanhado.
Falta de higiene
Problemas de saúde física e mental podem dificultar o acompanhamento das atividades diárias de higiene do idoso, incluindo tomar banho, lavar o cabelo, escovar os dentes e vestir roupas limpas. Fique atento aos sinais de falta de higiene, como odor corporal, mau hálito, cabelos emaranhados ou unhas irregulares.
Problemas de mobilidade
Artrite, problemas de visão e outros problemas de saúde podem dificultar a movimentação dos idosos. Se está preocupado com a perda de mobilidade, esteja atento aos sinais de dificuldade em andar, subir escadas e realizar outros movimentos.
Sinais de depressão
A depressão não é uma parte normal do envelhecimento; no entanto, é relativamente comum entre os adultos mais velhos. Para algumas pessoas, envelhecer traz muitas transições num curto espaço de tempo: reforma do trabalho, aparecimento de problemas de saúde ou até desistência de hobbies devido à dificuldade de locomoção.
Os sinais de depressão podem ser variados: irritação, mau-humor, fadiga e insônia são possíveis sinais de depressão em idosos. Se o idoso tem uma doença cardíaca ou outro problema de saúde crónico, isso pode piorar os sintomas da depressão, fique atento a quaisquer mudanças repentinas.
Compromissos Frequentes ou Planos Sociais
Se seus pais começaram a faltar a compromissos ou cancelar planos sociais, o comportamento pode ser um sinal de depressão ou problemas de mobilidade. A depressão pode fazer com que alguns idosos se isolem, prejudiquem suas relações sociais e aumentem os sentimentos de solidão. Adultos com problemas de mobilidade podem ter o desejo de socializar, mas a dificuldade para caminhar ou manter o equilíbrio normal pode dificultar a saída de casa e o encontro com os amigos.
É importante ficar atento aos sinais que indiciam necessidade de apoio.
Se acha que os seus pais necessitam de apoio, fale connosco, podemos ajudar, gratuitamente.
Li e aceito os termos da política de privacidade. Os dados pessoais submetidos neste formulários serão utilizados exclusivamente para resposta à solicitação e não serão passados a terceiros.